quarta-feira, 16 de novembro de 2011

CMEI NICE BRAGA
PROFESSORA: CLÁUDIA AP. CRUZ QUERINO DO NASCIMENTO
EDUCADORA: ROSANA DO ROCIO NEGRISOLI
Seqüência Didática: A MATEMÁTICA NO COMPASSO DO JOGO DA AMARELINHA
Áreas do conhecimento:
Pensamento Lógico-matemático: Contagem e registro relacionando o número à quantidade na oralidade até 10. Ordem de sucessão (antes e depois). Números na ordem crescente e decrescente. Formas geométricas. Tamanhos, espaços, semelhanças e diferenças. Realizar cálculo mental e registro com diferentes recursos.
Objetivos:
- Contagem relacionando o número à quantidade na oralidade no mínimo até 10;
- Relação termo a termo, registro e leitura de quantidade pictórica e numérica até 10;
- Ordenação de número e quantidade;
- Fazer estimativa, buscando soluções para os desafios propostos;
- Identificar e nomear as formas geométricas básicas: círculo, quadrado, triângulo e retângulo;
- Explorar possibilidades de uso das formas geométricas na construção de amarelinhas;
- Comparar tamanhos, espaços, semelhanças e diferenças;
Duração:
Setembro e Outubro   - na sexta-feira
Observação: esta sequência se dará paralelamente à sequência de movimento.
Encaminhamento:
1ª Etapa
- Em roda didática conversar sobre o jogo da amarelinha, questionando como se joga, quantas pessoas podem participar do jogo, se é só pular ou se existe alguma regra, pedir para que digam quais as regras que conhecem (relacionar com a sequência da aula de movimento);
- Escrever num cartaz as regras ditadas pelas crianças e acrescentar outras se necessário. Solicitar que  façam desenhos de amarelinha  no cartaz que será exposto na sala e no corredor;
- Combinar que toda vez que forem jogar a amarelinha devem seguir as regras.
2ª Etapa
- Apresentar ainda na roda didática a história da Amarelinha (anexo).
- Mostrar que em cada região do Brasil ela recebe um nome (mostrar mapa do Brasil)
- Distribuir folha com o desenho do mapa do Brasil com o registro dos nomes que a Amarelinha recebe. Em um mapa maior localizar o Estado do Paraná e solicitar que o localizem e pinte na sua folha a região em que estamos;
- Expor os mapas no corredor com um breve texto coletivo relatando a origem da Amarelinha.
3ª Etapa
- Distribuir o jogo dos blocos lógicos, para brincarem livremente. Em seguida solicitar que construam amarelinhas com as peças;
- Contornar as criações da turma em papel bobina tamanho A3;
4ª Etapa
- Apresentar os contornos das amarelinhas para todo o grupo e questionar o que está faltando nelas (números);
- Solicitar que registrem os números no jogo (por desenho ou o próprio número).Acompanhar o registro individual para avaliar a compreensão da criança (isso deverá acontecer toda vez que a criança for registrar os números nas amarelinhas).
5ª Etapa
- Apresentar o desenho tradicional da Amarelinha e mostrar as formas geométricas que mais aparece: quadrados. Distribuir diversos quadrados para que construam a amarelinha com os mesmos colando em papel bobina tamanho A3;
- Distribuir o desenho da amarelinha tradicional para localização dos números que faltam escrita dos mesmos na atividade. As crianças poderão colorir o desenho no final.
6ª Etapa
- Distribuir vários círculos para que construam amarelinhas com esta forma. Solicitar que colem o jogo no papel bobina tamanho A3;
- Solicitar que registrem os números  na amarelinha.
- Questionar se existe outro modelo de amarelinha com a forma do círculo. Propor que desenhem no sulfite (Caracol);
- Expor na janela da sala as amarelinhas construídas (tradicional e com círculos).
7ª Etapa
- Distribuir vários triângulos com dois tamanhos diferentes (tamanho maior dos modelos já utilizados)  e desafiar as crianças a criarem uma amarelinha com esta forma. Colar no papel bobina tamanho A3;
- Solicitar que registrem  nas casa as quantidades numéricas.
8ª Etapa
- Distribuir vários retângulos com dois tamanhos diferentes para que construam uma  amarelinha com esta forma. Colar no papel bobina tamanho A3;
- Solicitar que registrem os números nas casas com o número e a quantidade.
9ª Etapa
- Construir com as crianças uma amarelinha de cada modelo criado com material resistente para compor o acervo de jogos da sala e fazer parte da Sacola do Jogo Itinerante.
10ª Etapa
- Expor todo o trabalho com as amarelinhas na sala e convidar algumas turmas para conhecer o material e jogar junto, tanto na sala quanto no corredor.


JOGO DE AMARELINHA
O nome “amarelinha” vem da palavra francesa marelle, que significa amarelo. Existem duas versões para a origem da brincadeira. Uma delas diz que, nas conquistas dos romanos, eles pavimentavam as estradas que levavam até seus novos territórios. Para distrair a criançada que ficava no meio do caminho, eles faziam desenhos no chão. Assim, as crianças pulavam amarelinha jogando um pedaço de cerâmica ou até um ossinho de carneiro. Outra possível origem vem do início da Idade Média. Naquele tempo, as pessoas jogavam as contribuições para a Igreja nas escadarias. Assim, os visitantes tinham que pular as moedas para não pisá-las. O caminho da amarelinha – entre o inferno e o céu – também pode ter significado religioso: é a velha luta entre o Bem e o Mal.

SABE COMO SE CHAMA AMARELINHA EM CADA REGIÃO DO PAÍS?
Academia (RN e PB)
Avião (AL e RJ)
Boneca (PI)
Cademia (PE)
Cancão (MA)
Macacão (SE)
Macaco (BA),
Pula-pula (PB)
Amarelinha (SP, RJ e PR)
Maré (RJ e RS)
Quadrinhos (PB)
Queimei (SC)
Sapata (RS)
Casco (RJ)
Amarelas (RJ e MG)
Casa de boneca (CE)
Céu e inferno (PB e PR)
Macaca (AC, PA, AP, CE, RS e PI)

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