segunda-feira, 9 de maio de 2011

VIDA DE INSETO
CMEI PORTÃO
Educadoras:Vanessa Ribeiro e Katy Evelyn Marques

TURMA: Pré
MODALIDADE ORGANIZATIVA DO TEMPO DIDÁTICO:
Sequencia Didática
AREA DE FORMAÇÃO HUMANA:
Relações Naturais
OBJETIVOS:
·         As crianças conhecerem os insetos do quintal do CMEI (os cuidados que devemos ter ao encontrarmos os bichinhos)
·         Identificar e evitar situações de risco ao encontrar esses insetos
·         Ampliar relações quantitativas desenvolvendo gradativamente o conceito de numero e pensamento operativo.
·         Fazer tentativas de escrita do próprio nome e tentativa de escrita de outras palavras relacionadas com o tema.
FAIXA ETARIA
4 a 5 anos
TEMPO:
Uma semana
MATERIAL:
·         Fotos das crianças
·         Rolinho de papel higiênico (binóculo)
·         Barbante
·         Cartolina
·         Papel A3
·         Papel laminado
·         Canetinha, giz de cera e lápis
·         Trigo
·         Cola
·         Tinta
·         Fita crepe
DESENVOLVIMENTO:
 Primeira etapa: Passeio pelo quintal. Sair com as crianças para ver que tipo de inseto encontramos. Fazer um quadro com os bichos encontrados.
O QUE SABEMOS
O QUE APRENDEMOS
INSETOS ENCONTRADOS


·         Formiga
·         Joaninha
·         Mandorova

Segunda etapa: Texto informativo sobre lagarta, sem titulo, retirado da internet trazido pela educadora
Terceira etapa: Explicação do ciclo da vida da borboleta durante os três momentos.
1.    Confecção do manderova
2.    Confecção do casulo com farinha de trigo.
3.    Confecção da borboleta (colagem de papel colorido)

Quarta etapa: Texto informativo sobre a formiga, forma de organização de vida: habitat, alimentação, reprodução, etc. (texto retirado da internet, pesquisado e selecionado pela educadora)
                 
                  EXPERIENCIA

VERIFICAÇÃO


Comprovar se o açúcar é um alimento que atrai formigas
 As crianças observaram grande numero de formigas nos pontos onde espalhamos açúcar
Quinta etapa: Aula de culinária – bolo formigueiro
Exploramos a receita (quantidade) dos ingredientes.
Tentativa de escrita da receita- Explorar a receita: quantidade e escrita de todos os ingredientes. Propor as crianças que tentem fazer o registro para que as famílias possam tentar fazer em casa.
Sexta etapa: Brincadeira de pega- pega – tamanduá pega formiga.
Sétima etapa: Texto informativo sobre a joaninha lido e trazido pela educadora, retirado da internet.
Livro insetos – Leitura da fábula da “Joaninha sem bolinha”
- Confecção do livro numerando as páginas com o numero de bolinhas – representação numérica e simbólica quantitativa (de 0 a 10) do livro.

AVALIAÇÃO:
Observação do percurso de cada criança no processo dessas aprendizagens



Nenhum comentário:

Postar um comentário